PROPEX lança chamadas de projetos PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIVITI para a vigência 2017/2018

(Publicado em 05/04/2017)

As inscrições serão realizadas no período de 05/04 a 19/05 (18h:00min).

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Campina Grande por meio de sua Coordenação de Pesquisa e no uso de suas atribuições, torna pública a abertura do processo para de inscrição e seleção de projetos para os programas institucionais de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIVITI) da Universidade Federal de Campina Grande, mantidos com recursos próprios e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Com vigência de agosto de 2017 a julho de 2018.

Sobre os programas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica – PIVIC, são voltados para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Novas regulamentações

A partir deste ano, a pesquisa envolvendo Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional associado realizada no âmbito dos programas institucionais PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIVITI, deverá estar de acordo com a Lei nº 13.123/2015 - Lei da Biodiversidade, no âmbito dos programas institucionais as mudanças principais se referem ao cadastro prévio à divulgação dos resultados, finais ou parciais, em meios científicos ou de comunicação, no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético - SISgen.

Para os projetos com viés tecnológico submetidos ao edital de seleção dos Programas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI e PIVITI - o CNPq incluiu a Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual em suas chamadas. Para atender ao novo item, o pesquisador deverá, então, indicar quais foram as bases consultadas e listar os depósitos, registros e patentes que mais tem relação com a sua pesquisa. Disponibilizamos neste site uma seção com informações acerca da realização de Busca Patentária.

Critérios para inscrição e participação

Os projetos deverão ser submetidos a avaliação online através do Sistema de Avaliação e Acompanhamento de Projeto - SAAP, uma cópia impressa acompanhada da documentação obrigatória deverá ser entregue na Coordenação de Pesquisa da Unidade Acadêmica a qual o orientador está vinculado. Para avaliação do orientador será necessário o encaminhamento da Ficha de Avaliação do Curriculo do Pesquisado - CVP preenchida, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As inscrições serão realizadas no período de 05/04 a 19/05 com encerramento às 18h:00min.

Os critérios para participação como orientador, elaboração do projeto, documentos e procedimentos para inscrição poderão ser obtidos nos respectivos editais. Os editais ainda estabelecem critérios para seleção dos alunos a serem cadastrados e vinculados aos projetos por ocasião de sua aprovação.

Salientamos a importância da leitura na íntegra dos editais e das normas e resoluções citadas e tirar suas dúvidas na Coordenação de Pesquisa da PROPEX, através do 2101-1515 ou por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e nas Coordenações de Pesquisa das Unidades.

Editais

Os editais de seleção estão disponíveis nesta página e no SAAP (http://saap.ufcg.edu.br).

Edital PROPEX 09/2017 PIBIC/CNPq-UFCG

Edital PROPEX 10/2017 PIVIC/UFCG