Conheça a CAFe - Comunidade Acadêmica Federada

Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação.

Além de atender a um número crescente de instituições de ensino e pesquisa brasileiras, a CAFe faz parte de diversas iniciativas internacionais, o que aumenta o leque de serviços disponíveis para seus membros.

A participação da UFCG no CAFe é gerenciada pelo Serviço de Tecnologia da Informação - STI/SEPLAN e viabilizada pela infraestrutura do PoP PB/RNP.

Para informações sobre como acessar os serviços oferecidos pela CAFe acesse: https://sti.ufcg.edu.br/cafe.

Instituições participantes: https://portal.rnp.br/web/servicos/instituicoes-clientes

UFCG | CAFe

Serviços oferecidos a CAFe

CNPEM realizará o 27º Programa Bolsas de Verão

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM – realizará o 27º Programa Bolsas de Verão, que estimula jovens estudantes com vocação para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico.

Poderão se candidatar ao 27º Programa Bolsas de Verão do CNPEM somente estudantes de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia de cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra e das Ciências Biológicas e da Saúde, matriculados regularmente em instituições universitárias localizadas em países da América Latina e do Caribe.

O Programa ocorrerá em janeiro e fevereiro de 2018, no campus do CNPEM, em Campinas, Estado de São Paulo. O CNPEM integra os seguintes laboratórios nacionais: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Orientações e regras para habilitar-se como candidato ao Programa estão detalhadas no site: http://pages.cnpem.br/bolsasdeverao/

Programa Saving Brains lança novo edital para projetos de inovação na área de desenvolvimento infantil

No Brasil desde 2013 por meio de parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o programa canadense “Saving Brains” lançou novo edital para projetos de inovação na área de desenvolvimento infantil e receberá inscrições até 11 de outubro de 2017.

O programa foi desenvolvido pelo Grand Challenges Canada e financiará ideias inovadoras que se proponham a resolver desafios que impedem o pleno desenvolvimento da criança nos primeiros mil dias de vida, de forma a promover uma mudança sistêmica, sustentável e intersetorial.

Os projetos selecionados receberão aporte financeiro de até 250 mil dólares canadenses, que poderão ser utilizados em até 24 meses com foco em temas como: nutrição, educação, saúde, empoderamento feminino e igualdade de gênero, além de paz e conflito, definidos como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As propostas podem contemplar produtos, serviços ou modelos de implementação que se mostrem acessíveis economicamente, viáveis para aplicação em larga escala e sustentáveis, sempre com base em evidências científicas. Os interessados devem se inscrever na página do programa.

O Brasil tornou-se um dos países elegíveis para participar da iniciativa em 2013 e, desde então, oito projetos brasileiros foram selecionados nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas.

Grand Challenges Canada é uma iniciativa que tem o objetivo de apoiar ideias ousadas com grande impacto para a saúde mundial. Financiado pelo Governo do Canadá por meio do Fundo de Inovação e Desenvolvimento, anunciado no Orçamento Federal de 2008, o projeto financia projetos inovadores em países de baixa e média renda e no Canadá.

Fonte: Agência Fapesp

Outras publicações...

1. CAPES selecionará projetos de pesquisa em direitos humanos e diversidade
  2. PROPEX divulga 3ª chamada de projetos classificados para o PIBIC
  3. PROPEX lança página do XIV Congresso de Iniciação Científica da UFCG
  4. Aluno da UFCG ganha prêmio de melhor trabalho em congresso estudantil do Mercosul.
  5. PROPEX divulga segunda chamada de projetos classificados para o PIBIC 2017/2018
  6. PROPEX divulga normas e procedimentos para entrega do relatório final dos projetos de I.C e I.T.I da vigência 2016/2017.
  7. PROPEX divulga resultado do processo de seleção para os programas PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIBIC Ensino Médio
  8. Disponibilizado perfil da atividade técnico-científica da UFCG
  9. Comitê de Ética no Uso de Animais da UFCG é credenciado pelo CONCEA
  10. PROPEX divulga edital de seleção para o PIBIC Ensino Médio 2017
  11. CNPq destaca importância da Iniciação Científica durante solenidade de comemoração dos 66 anos da agência
  12. PROPEX lança chamadas de projetos PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIVITI para a vigência 2017/2018
  13. CAPES disponibiliza aplicativo com dados de programas de pós-graduação
  14. MEC institui modalidade de doutorado profissional
  15. UFCG promove curso de Elaboração de Projeto de Pesquisa
  16. Capes lança chamada para apoio a eventos no país
  17. CNPq inclui Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual em suas chamadas
  18. Brasil vai investir R$ 26 milhões em projetos IoT e 5G
  19. Relatório Parcial: PROPEX divulga procedimentos e prazos para o PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIBIC Ensino Médio
  20. Saúde e Gestão Hídrica será tema de evento promovido por Grupos de Pesquisa da UFCG

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informativos sobre a Pesquisa e Inovação na UFCG.

Av. Aprígio Veloso, 882
Bairro Universitário - Bloco BQ