PROPEX divulga resultado do processo de seleção para os programas PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIBIC Ensino Médio

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão por meio do Comitê Institucional de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, torna público o resultado parcial da seleção de projetos para o PIBIC e os resultados finais do PIVIC, PIBITI, PIVITI e PIBIC Ensino Médio, com vigência de agosto de 2017 a julho de 2018.

Sobre o processo de seleção

Conforme estabelece as normas do CNPq e em cumprimento aos critérios estabelecidos nos editais, os projetos foram submetidos a avaliação por consultores ad hoc através do Sistema de Avaliação e Acompanhamento de Projetos - SAAP, os projetos foram avaliados ainda pelo Comitê Institucional composto por pesquisadores da UFCG na condição de representantes das áreas e Assessores de Pesquisa dos Centros que compõem a UFCG, os quais avaliaram além do projeto, a documentação apresentada, os indicadores de produtividade do proponente e o cumprimento das normas. Por último, os projetos foram apresentados ao Comitê Externo, composto por pesquisadores de diversas instituições que, na condição de representantes do CNPq, emitiram o parecer final.

Este ano foram avaliados 647 projetos, dos quais 416 somente no processo de seleção para o PIBIC.

Sobre o resultado

Os projetos foram qualificados em uma das seguintes situações de acordo com os critérios estabelecidos no edital:

Classificados: Projetos com mérito reconhecido que atenderam as normas estabelecidas e cuja a nota de classificação esteja dentro da cota de bolsas. No caso do PIVIC, foram classificados todos aqueles que tiveram mérito reconhecido e parecer favorável a participação no programa.

Selecionados: Projetos com mérito reconhecido que atenderam as normas estabelecidas, mas que não atingiram nota para classificação dentro da cota de bolsas disponível. Os projetos nesta situação compõem uma lista de espera para a distribuição de uma nova cota, prevista para o dia 25/07. No caso do PIBIC, os proponentes que ao término da distribuição da cota de bolsas não forem contemplados, poderão optar por desenvolver o projeto no âmbito do PIVIC, conforme estabelece o edital.

Desclassificados: Encontram-se nesta situação os projetos ou proponentes que não tenham atendido as normas estabelecidas no edital de seleção, possuem alguma pedência com o programa ou cuja a proposta não foi aprovada.

Os proponentes poderão consultar a situação do seu projeto através do SAAP (http://saap.ufcg.edu.br). Os projetos em situação de Desclassificado receberão até o término do dia 19/07 em seu e-mail a cópia do parecer final.

Para consultar a lista de projetos classificados acesse a respectiva página do edital neste site:

Resultado PIBIC - Edital PROPEX 09/2017 PIBIC/CNPq-UFCG

Resultado PIVIC - Edital PROPEX 10/2017 PIVIC/CNPq-UFCG

Resultado PIBITI/PIVITI - Edital PROPEX 11/2017 PIBITI-PIVITI/CNPq-UFCG

Resultado PIBIC Ensino Médio - Edital PROPEX 11/2017 PIBIC Ensino Médio/CNPq

Inscrição dos estudantes selecionados pelos orientadores

Para os projetos classificados, o cadastro e indicação do aluno no SAAP (http://saap.ufcg.edu.br) e entrega da sua documentação acompanhada do formulário de inscrição e termo de compromisso, ocorrerá conforme o calendário e procedimentos estabelecidos nos respectivos editais.

Em caso de dúvidas e informações ligar 2101-1515.

Publicado em 19/07/2017

Disponibilizado perfil da atividade técnico-científica da UFCG

Dados avaliados são do período de 2004 a 2016

 A pesquisa e produção do material é do professor-doutor Carlos Alberto da Silva, da Unidade Acadêmica de Economia do Centro de Humanidades (CH) e ex-coordenador de Pesquisa e Inovação da UFCG.

"A publicação tem por objetivo mostrar o potencial inovador dos pesquisadores da UFCG, agentes indispensáveis para o empreendimento fecundo de uma nova realidade socioeconômica na Paraíba e no Nordeste", afirmou o pesquisador, destacando que recorreu ao banco de informações do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - período de 2004/2016 - para realização desse trabalho, Carlos Alberto defende que o debate atual sobre o tema ciência e tecnologia desafia cada vez mais as universidades a transformarem o conhecimento por elas gerado em desenvolvimento socioeconômico e cultural. "As instituições passam a ser vistas como núcleo importante para o progresso, através da cultura empreendedora, abrigando em sua estrutura núcleos de inovação, parques tecnológicos, incubadoras de empresas e empresas juniores", ressaltou.

Nessa perspectiva, o autor aponta que é preciso ter um olhar de que uma universidade criativa e inovadora tem a responsabilidade de contribuir para uma mudança econômica e social.

Dividida em seis partes, entre outros pontos, a pesquisa identifica a base técnico-científica, as competências específicas desenvolvidas, avalia a dimensão e a composição do capital intelectual mobilizado para as atividades de P&D na UFCG. O trabalho tem apresentação do ex-reitor Edilson Amorim.

Veja o Perfil Técnico-científico da UFCG (clique aqui)

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 17/07/2017)

Comitê de Ética no Uso de Animais da UFCG é credenciado pelo CONCEA

Aprovação foi publicada no Diário Oficial da União

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) aprovou o credenciamento, junto ao órgão, do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 24 de maio.

A criação do CEUA visa promover o crescimento e fortalecimento das pesquisas com animais no âmbito  da UFCG e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), possibilitando a descoberta de novas substâncias bioativas e protótipos farmacológicos com utilidade no tratamento de doenças e melhoria na qualidade de vida da população.

Constituída em 22 de setembro de 2014, a Comissão é um órgão institucional, especializado, autônomo e com regimento próprio, formada por representantes das unidades acadêmicas do CFP e da sociedade protetora de animais.

Para mais informações e detalhes sobre a Comissão, acesse:http://cfp.ufcg.edu.br/portal/index.php/ceua

(Ascom/UFCG)

Outras publicações...

  1. PROPEX divulga edital de seleção para o PIBIC Ensino Médio 2017
  2. CNPq destaca importância da Iniciação Científica durante solenidade de comemoração dos 66 anos da agência
  3. PROPEX lança chamadas de projetos PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIVITI para a vigência 2017/2018
  4. CAPES disponibiliza aplicativo com dados de programas de pós-graduação
  5. MEC institui modalidade de doutorado profissional
  6. UFCG promove curso de Elaboração de Projeto de Pesquisa
  7. Capes lança chamada para apoio a eventos no país
  8. CNPq inclui Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual em suas chamadas
  9. Brasil vai investir R$ 26 milhões em projetos IoT e 5G
  10. Relatório Parcial: PROPEX divulga procedimentos e prazos para o PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIBIC Ensino Médio
  11. Saúde e Gestão Hídrica será tema de evento promovido por Grupos de Pesquisa da UFCG
  12. PROPEX divulga horários das apresentações dos trabalhos no XIII Congresso de I.C da UFCG
  13. Prêmio Nacional da Biodiversidade inscreve até 22 de novembro
  14. UFCG promove curso sobre Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional
  15. PROPEX divulga novas chamadas de projetos para o PIBIC e PIBITI
  16. Revista Lynaldo lança edição nº 2, maio de 2016
  17. Encerramento do prazo para envio do relatório final PIBIC, PIVIC e PIBITI 2015/2016
  18. PROPEX divulga normas e calendário para entrega do relatório final do PIBIC Ensino Médio
  19. PROPEX divulga segunda chamada do PIBIC e projetos selecionados para migração para o PIVIC 2016/2017
  20. CNPq corta 20% das bolsas de iniciação científica no País

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informativos sobre a Pesquisa e Inovação na UFCG.

Av. Aprígio Veloso, 882
CEP 58429-900
Bairro Universitário - Bloco BQ
Campina Grande - PB | Brasil
Fone/Fax: 55(83)2101-1382

Redes Sociais