Estudante da UFCG fica em 3º lugar no Prêmio Jovem Cientista, 2010

Estudante da UFCG fica em 3º lugar no Prêmio Jovem Cientista

Samara Íris de Lima Santos foi premiada na categoria Estudante de Ensino Superior

A estudante do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sâmara Íris de Lima Santos, conquistou o 3º lugar na categoria Estudante de Ensino Superior do 25º Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O anúncio foi feito na tarde desta terça, dia 8.

O trabalho Mapeamento da violência urbana em Campina Grande: tendências e desafios em busca da cidade sustentável foi realizado sob orientação do professor Xisto Souza Junior. A pesquisa é fruto do trabalho realizado através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Para o orientador, a conquista é fruto de desdobramentos em diversos setores que vão desde a consolidação e a transformação dos cursos do Centro de Humanidades em referência para a universidade, assim como os da área tecnológica, expectativas para o aumento de bolsas que incentivem a realização de pesquisas em Humanas e, em especial, o compromisso dos professores do curso com a qualificação dos estudantes.

“Externo ainda meus agradecimentos aos professores e alunos do  Grupo de Pesquisas Integradas em Desenvolvimento Socioterritorial, no que concerne ao desenvolvimento de pesquisas sérias voltadas para a melhoria das condições de vida da sociedade, aos professores do curso e a minha orientanda Sâmara pelo engajamento na pesquisa”, observa.

Pela conquista, a estudante e o professor serão contemplados com o prêmio no valor de R$ 10 mil. A entrega será feita pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, no próximo dia 6 de dezembro.

Acesse aqui o resultado.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)