Comitês Externo do CNPq avaliam projetos submetidos aos programas institucionais PIBIC, PIVIC, PIBITI/PIVITI e PIBIC Ensino Médio da UFCG

Encerraram-se nesta quinta-feira, 14/07, os trabalhos de avaliações dos Comitês Externo de Iniciação Científica do CNPq na UFCG.

O Comitê Externo é responsável pela avaliação do processo de seleção, verificação do cumprimento das normas e editais, cabendo ainda a este comitê a emissão do parecer final para os projetos apresentados pelos pesquisadores da UFCG.

Para a professora Dra. Rosa Ester 1, presidente do Comitê Externo, os avanços observados no processo de seleção deste ano e na formatação do congresso institucional em 2015, que garantiu maior interação entre alunos, orientadores e a banca durante a apresentação dos resultados, são reconhecidos como o compromisso da UFCG com o programa. Para a professora, é esperado o mesmo comprometimento dos pesquisadores enquanto avaliadores ad hoc, na emissão de pareceres científicos e na elaboração do projeto com foco na formação do aluno-pesquisador.

O Comitê Externo ainda pontuou questões a serem trabalhadas pelo Comitê Institucional e pela PROPEX que irão refletir nos processos de seleção em 2017.

O resultado com os projetos classificados e selecionados será divulgado no dia 25/07.

_____________________

1Pesquisadora da USP/SP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 1A CS SA