PROPEX divulga resultado final da seleção de projetos para o PIBIC, PIVIC, PIBITI/PIVITI 2018/2019

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão divulgou na quinta-feira, 02/08, a segunda chamada de projetos Classificados para os programas PIBIC/CNPq-UFCG, PIVIC/UFCG e PIBITI/CNPq-UFCG, com vigência de agosto de 2018 a julho de 2019.

Sobre a cota de bolsa para a vigência 2018/2019

A UFCG dispõe da seguinte cota de bolsas para a vigência 2018/2019:

PIBIC/CNPq-UFCG

PIBITI/CNPq-UFCG

PIBIC EM/CNPq

CNPQ: 238
UFCG: 123

CNPQ: 21
UFCG: 39

Sobre o processo de seleção

Os requisitos para participação como orientador, documentos necessários, normas para elaboração da proposta, procedimentos para inscrição, avaliação do projeto e indicadores de produtividade são definidos em edital específico para cada programa.

Os projetos submetidos ao PIBIC, PIVIC, PIBITI/PIVITI são avaliados por avaliadores ad hoc através do SAAP, na avaliação do projeto o avaliador deve verificar se o projeto atende as normas estabelecidas em edital, se o projeto atende a natureza do programa, bem como a qualidade, relevância e mérito da proposta apresentada.

Ao término das avaliações ad hoc, os projetos são apreciados pelos membros do Comitê Interno da UFCG, composto por pesquisadores que atuam como representante das diversas áreas do conhecimento. O Comitê Interno dimensionado conforme a demanda de projetos realiza um trabalho de verificação do cumprimento das normas e edital, da documentação apresentada pelos proponentes, análise das avaliações ad hoc e, quando necessário, emissão de pareceres.

Em sua última fase de avaliação, os projetos, acompanhados dos pareceres e documentação são avaliados pelos membros do Comitê Externo, que na condição de representantes do CNPq verificam o cumprimento das normas, editais e avaliações emitidas.

Conforme a norma do CNPq que rege os programas de Iniciação Científica e  de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, bem como a atuação dos Comitês de Avaliação: A aprovação final das bolsas concedidas pelo CNPq e bolsas Institucionais é realizada em reunião conjunta do Comitê Externo e Comitê Institucional, com a presença do (a) Coordenador (a) Institucional prevalecendo na aprovação final a decisão do Comitê Externo. Em caso de dúvidas consulte nossa seção sobre Normas e Resoluções.

Para o PIBIC foram submetidas 462 propostas, das quais 393 foram selecionadas. Os projetos selecionados foram classificados em ordem decrescente de Nota Final, calculada conforme o Anexo II do Edital PROPEX 09/2018/PIBIC-CNPq-UFCG. Numa primeira chamada, 238 bolsas foram concedidas - correspondente a cota de bolsas do CNPq. Na segunda chamada, 123 bolsas correspondendo à cota da UFCG foram liberadas.

Para o PIBITI foram submetidas 115 propostas, das quais 69 foram selecionadas. Os projetos selecionados foram classificados em ordem decrescente de Nota Final, calculada conforme o Anexo II do Edital PROPEX 09/2018/PIBIC-CNPq-UFCG. Numa primeira chamada, 21 bolsas foram concedidas - correspondente a cota de bolsas do CNPq. Na segunda chamada, 39 bolsas correspondendo à cota da UFCG foram liberadas.

Para o PIBIC Ensino Médio, foram submetidas 15 propostas, das quais 13 foram selecionadas e classificadas. A cota de bolsas PIBIC EM - 70 bolsas do CNPq -  foi distribuída entre os 13 projetos classificados mediante análise da demanda, cujo resultado encontra-se na página do Edital PROPEX 12/2018 PIBIC Ensino Médio/CNPq.

Para o PIVIC foram submetidas 171 propostas, das quais 140 atenderam as normas do edital de seleção e tiveram o mérito aprovado pelos Comitês Interno e Externo, sendo portanto classificadas nos termos do Edital PROPEX 10/2018 PIVIC/UFCG.

Atualização em 14/08/2018: Publicação da 3ª chamada do PIBIC e PIBITI para o preenchimento de bolsas oriundas do cancelamento de projetos classificados nas chamadas anteriores e divulgação das chamadas para os projetos selecionados não contemplados com bolsa para o desenvolvimento no âmbito do programa de voluntários PIVIC e PIVITI.

Sobre o resultado final

Os projetos Desclassificados que entraram com pedido de reconsideração receberam por e-mail a cópia do parecer sobre o recurso.

Para os projetos submetidos nos programas com bolsas e que foram Selecionados, mas não contemplados com uma cota de bolsa, os orientadores serão convidados para desenvolver os seus projetos no âmbito do programa de Voluntários. A PROPEX enviará por e-mail instruções para aceitação e posterior cadastro e remessa da documentação do aluno.

Os orientadores dos projetos Classificados deverão realizar a inscrição dos seus alunos no SAAP e o envio da documentação, conforme o cronograma estabelecido no edital que rege o programa. O formulário de inscrição, o termo de compromisso e a relação de documentos necessários encontram-se disponíveis junto ao resultado da seleção na página do edital (clique aqui).

Em virtude de limitações técnicas e de pessoal, a PROPEX encaminhará, sob demanda do proponente por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), cópia dos pareceres dos projetos que não foram classificados dentro da cota de bolsas.

Em caso de dúvidas ligue 2101-1515.