CNPq destaca importância da Iniciação Científica durante solenidade de comemoração dos 66 anos da agência

Agência do MCTIC comemorou 66 anos com lançamento de estudo sobre impactos do programa de bolsas de iniciação científica. Resultados apontam que alunos contemplados pelo Pibic entram mais rápido na pós-graduação.

Uma das conclusões do estudo é que os alunos de graduação contemplados pelo Pibic, ao terem contato com a iniciação científica, sob orientação de um pesquisador qualificado, beneficiam-se não apenas da experiência acadêmica, mas também da inserção profissional em diversas áreas do conhecimento e da aceleração de seu caminho para mestrado e doutorado, com a redução do tempo de intervalo antes da pós-graduação.

Os resultados apontam, ainda, que o Pibic contribui para o setor industrial, ao ajudar a fornecer mão de obra qualificada. O estudo indica que a proporção de mestres e doutores egressos do programa que se encontravam trabalhando na indústria de transformação em 2014 era de, respectivamente, 6,1% e 2,1%. Os percentuais superam os de mestres e doutores em geral, 4,9% e 1,4%.

Leia a matéria na íntegra (clique aqui).

Fonte: ASCOM/MCTI