Comitê Institucional da UFCG avalia projetos submetidos aos Programas de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Encerra-se nesta quinta-feira, 07/07, as avaliações do Comitê Institucional da UFCG para os projetos submetidos aos processos de seleção para o PIBIC, PIVIC, PIBITI, PIVITI e PIBIC Ensino Médio.

Este ano foram submetidos um total de 657 projetos, registrando um aumento de 9% na demanda para o PIBIC e de 14% para o PIBITI em comparação a 2015.

Para o processo deste ano foram convocados 32 pesquisadores da UFCG, distribuídos conforme a demanda de projetos por área do conhecimento. O Comitê Institucional atua na análise e homologação das avaliações ad hoc, verificando o cumprimento das normas e editais e, nos casos cabíveis, emitindo pareceres de avaliação.

Desafios da Pesquisa e Extensão na UFCG

Na segunda-feira, 05/06, foram discutidos temas relevantes ao fortalecimento das atividades de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com foco na formação do aluno de graduação e no envolvimento da comunidade científica da UFCG com os programas institucionais.

Na ocasião, a Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão - Professora Rosilene Dias Montenegro (CH/UFCG), apresentou o Relatório de Gestão da PROPEX referente ao período de 2013 a 2016, onde foram destacados os desafios e avanços alcançados com a implementação de uma política de valorização e ampliação do Comitê Institucional e a revisão da resolução institucional para alinhamento com as normas do CNPq e a legislação vigente.

Ainda sobre os avanços na gestão dos programas, foram destaque a interiorização da iniciação científica expressa com o aumento da participação de pesquisadores dos Centros fora da sede. A reformulação do Congresso de Iniciação Científica que passou a oferecer o mesmo espaço para discussão dos resultados através de sessões orais. O aumento no número de bolsas de I.C no ano de 2015 e, em 2016, a criação do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI) da UFCG. Este programa atenderá a uma demanda da comunidade, ampliando a oportunidade de pesquisadores e estudantes desenvolverem suas atividades de P,D & I com a certificação de um programa institucional reconhecido pelo CNPq.

No relatório ainda são pontuados os desafios para a valorização dos resultados alcançados pelos projetos, uma melhor estrutura para a pró-reitoria atender as demandas da comunidade científica e extensionista e ações com o objetivo de consolidar a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão na UFCG.

O relatório completo está dinsponível em: http://propex.ufcg.edu.br/relatorios-e-dados/relatorios-de-gestao.html

Resultado da seleção de projetos

No período de 11/07 a 14/07 os projetos serão avaliados por membros do Comitê Externo que atuam como representantes do CNPq, ao término será realizada uma reunião com a presença de membros do Comitê Institucional e da PROPEX para discussão dos resultados.

O calendário de avaliações sofreu alterações devido ao período de férias nas instituições de origem de membros do Comitê Externo, sendo a divulgação do resultado final prevista para o dia 25/07.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão conta com o apoio das Assessorias de Pesquisa e Extensão dos Centros e Coordenações de Pesquisa e Extensão das Unidades Acadêmicas nas atividades de inscrição de projetos e acompanhamento dos resultados parciais.